logo-autarquia

A obter dados...

Tudo sobre as alterações da rede TDT


A rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) vai ser modificada para viabilizar a introdução em Portugal do 5G, que irá permitir o desenvolvimento do país, da sua economia e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A Decisão (UE) 2017/899 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2017, relativa à utilização da faixa de frequências de 470-790 MHz na União Europeia (UE), determinou aos Estados-Membros (EM) a disponibilização, até 30 de junho de 2020, da faixa de 694-790 MHz (faixa dos 700 MHz) para serviços de comunicações eletrónicas de banda larga sem fios.

Uma vez que a TDT usa esta faixa de frequências (694-790 MHz), os Estados Membros da União Europeia vão ter de migrar para frequências da faixa dos 470-694 MHz. Como tal, parte dos emissores que compõem a rede nacional de TDT vão ter de alterar a sua frequência de emissão, até 30 de junho de 2020, libertando a faixa de frequências em questão.

A ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) optou por um plano de migração que não exige a substituição ou reorientação de antenas nem a compra de televisores ou de descodificadores, feito gradualmente em todo o território nacional (entre janeiro e junho de 2020) e não requer obviamente qualquer subscrição de televisão paga. Todos os que veem gratuitamente os canais RTP1, RTP2, RTP3, RTP Memória, SIC, TVI e Parlamento apenas terão que fazer a sintonia do seu televisor, usando o comando (do televisor ou do descodificador).

Plano de migração da rede

Este processo de alteração da rede TDT não vai incluir a totalidade dos utilizadores de TDT, dado que alguns já estão sintonizados em emissores que não vão ser alterados. Assim, estima-se que as alterações não terão qualquer impacto em cerca de 30% a 40% dos utilizadores, designadamente nos utilizadores que já estão a utilizar os canais radioelétricos 40, 42, 45, 46, 47 e 48, correspondentes a frequências sub-700 MHz, uma vez que esses canais se vão manter em utilização. Os utilizadores abrangidos por esta alteração, cerca de 60% a 70%, de acordo com a mesma estimativa, serão aqueles que estão atualmente a usar os canais radioelétricos 49, 54, 55 ou 56, correspondentes a frequências acima dos 700 MHz. Apenas estes terão de proceder à ressintonia dos seus equipamentos recetores, não sendo necessária a aquisição de novos equipamentos recetores nem a reorientação das respetivas antenas de receção.

O serviço de televisão gratuita continua a ser fornecido pela MEO, não sendo necessário contratar serviços de subscrição de televisão (pagos) com qualquer operador. O processo de migração nacional para as novas frequências da rede de TDT tem início a 7 de fevereiro de 2020, com a ressintonia do emissor de Sines, continuando no sul do país e seguindo para norte, terminando nas regiões autónomas dos Madeira e dos Açores. Estas alterações decorrem durante um período de cerca de 5 meses.

Moro na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, quando terei de realizar a ressintonia do meu emissor TDT?

Na região de Leiria (Região 3), que abrange a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, a ressintonia está prevista para dia 2 de abril de 2020, conforme quadro abaixo.

Como fazer a sintonização automática?

1.    Use o comando da TV ou do descodificador TDT (box);

2.    Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções (estas poderão variar consoante a marca da box): Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procurar Canais;

3.    Siga as instruções que aparecem no ecrã.

Apoio ao cidadão

A ANACOM garante todo o apoio aos cidadãos na ressintonia dos recetores (televisor ou descodificador de TDT/box) para os novos canais, através de uma linha de atendimento gratuita (800 102 002), a funcionar entre as 9h00 e as 22h00, todos os dias, abrangendo fins de semana e feriados. Esta linha de atendimento visa não só esclarecer dúvidas que os cidadãos possam apresentar relacionadas com esta mudança, mas também dispões de indicações técnicas detalhadas para auxiliar o utilizador à distância. A linha de atendimento permanecerá ativa mesmo depois deste período de mudança de frequência da TDT para poder auxiliar os emigrantes portugueses que virão durante o verão de 2020.

Este atendimento telefónico salvaguardará a gravação de todas as chamadas com a possibilidade de serem acedidas pela ANACOM, como garantia da qualidade da informação transmitida.

Fonte: www.anacom.pt

 

Publicado por: União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira

Publicado em: 27-01-2020