“O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
A
Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, promove a iniciativa “Outubro Rosa” com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.”
Na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, ontem, realizou-se uma iniciativa que assinala este projeto.
A atividade contou com uma aula de Pilates, com a fisioterapeuta da Menisco Saúde , Sofia Nóbrega, uma sessão sobre nutrição, com a nutricionista da Menisco Saúde, Alexandra Figueiredo, e um momento de partilha com a presença de Regina Ruivo, autora do livro “Dor com humor”, Ana Carla Gomes, membro da Assembleia de Freguesia de Monte Redondo e Carreira e Maria Ferreira, residente na Carreira e voluntária do Movimento Viver e Vencer.
Esta iniciativa contou com o forte apoio da
Menisco Saúde. Associou-se, também, à iniciativa o
SMAS de Leiria que ofereceu uma pequena lembrança que promove o consumo da água da torneira, a melhor bebida para uma vida saudável.
Mais de meia centena de mulheres participaram na iniciativa. Todas com as suas experiências, quer na primeira pessoa, quer através de uma experiência com familiares e a partilha foi, sem dúvida, um momento especial que mostrou que Viver e Vencer, com positividade e algum humor, é, sem dúvida, o melhor caminho num diagnóstico de Cancro.