Comemoração do Dia da Floresta Autóctone na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira
23 de novembro | Programação

O Dia da Floresta Autóctone é celebrado todos os anos a 23 de novembro, para assinalar a importância da conservação das florestas naturais.
A data foi escolhida como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura do ano melhores condições para a plantação de árvores. Já em Portugal e Espanha, as condições climatéricas mais favoráveis para a plantação de arvores é em novembro, altura do ano com maior precipitação.
As Florestas Autóctones caracterizam-se por possuírem uma grande área de árvores nativas do próprio território e são de extrema importância, uma vez que servem como área de refúgio e reprodução de um grande número de animais, importantes para o equilíbrio da fauna e flora locais. São também mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, ajudando por isso a manter a fertilidade do espaço natural e o equilíbrio biológico das paisagens.
Cerca de 38% do território continental português é constituído por área florestal, representando uma mais valia na conservação da natureza e da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono), na proteção do solo e manutenção do regime hídrico.
Em Portugal, as árvores autóctones representam 72% da floresta, uma percentagem que é composta principalmente por espécies como o pinheiro-bravo (Pinus pinaster), do sobreiro (Quercus suber), da azinheira (Quercus rotundofila) e do pinheiro-manso (Pinus pinea).
Neste âmbito, a Junta de Freguesia assinalará a data com a plantação de três sobreiros: um na Carreira, outro em Monte Redondo e um outro na Aroeira. O objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância da Floresta Autóctone e incentivar os cidadãos a priorizar as espécies nativas.