logo-autarquia

A obter dados...

História

A União das Freguesias foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Monte redondo & Carreira e a sua sede localiza-se em Monte redondo.

Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro (reorganização administrativa do território das freguesias). Acedido a 2 de fevereiro de 2013.

No ano de 1589 o Bispo D. Pedro Castilho desmembrou da freguesia do Soito, os lugares de Monte Redondo, Coimbrão, Ervideira do mesmo distrito e levantou freguesia em Monte Redondo, a pedido dos ditos lugares da invocação de Nossa Senhora da Piedade.

No ano de 2011, completaram-se os 422 anos que os moradores do noroeste do concelho de Leiria se decidiram separar do Souto da Carpalhosa, e formar uma comunidade civil e religiosa com todos os privilégios e responsabilidades de uma freguesia.

Este lugar foi batizado com o nome de Monte Redondo porque no meio de zonas de características planas, com bastante vegetação da qual se realça o Pinheiro Bravo, se avistava um monte, onde, segundo a lenda, há muitos anos viveram os mouros. Pouco se sabe da sua existência na nossa região. Esse monte de forma redonda que tem no seu cume uma guarita e na sua base uma enorme pedra em forma de cadeira onde, dizem, se sentava a moura – servia para vigiar e proteger os animais dos intrusos, por isso ficou conhecida por Cadeira da Moura.

Testemunhos materiais da presença islâmica podem observar-se na cestaria característica da freguesia, cujos côfos, alcofas, esteiras são feitos de junco e bracejo que abundavam nos seus campos. As referências ao povoamento deste território remontam ao tempo do rei D. Dinis, devendo-se a duas obras importantes para a agricultura local: a plantação do pinhal de Leiria e o enxúgo do paúl do Ulmar, este último sob responsabilidade dos monges de Alcobaça.

A Vila de Monte Redondo

Situa-se próxima dos 320 de latitude Norte e dos 0º20' de longitude oeste, numa área plana que raramente excede a meia centena de metros de altitude. Contudo a pequena elevação, ou monte, que deu nome à freguesia constitui um dos vértices na grande base de triangulação geodésica, formando o lado da "triangulação primordial: Buarcos - Monte Redondo", estando o terceiro situado na serra de Sicó. A sua construção data de 1802 e a cota superior deste marco assinala os noventa metros de altitude. O marco geodésico, localmente designado guarita, é de 1ª ordem e é um símbolo de grande referência para a população local

A regularização dos terrenos e drenagem dos pântanos permitiram a abertura de vias de comunicação, construção de portos fluviais e pontos de passagem que vieram impulsionar o desenvolvimento das populações locais. As atividades económicas centravam-se na agricultura, criação de gado, sivicultura, exploração de moinhos junto aos ribeiros, tecelagem, olaria e exploração do pez. Em 1854 é criada a Feira dos 29 junto à igreja matriz e, em 1886, é criada uma feira anual de gado. Em 1888, com o caminho de ferro e a estação de Monte Redondo potencia-se a indústria da serração que passa a escoar facilmente a produção. Já no século XX, surge a indústria das pedreiras e a exploração das Salinas de sal-gema da Junqueira e com a passagem da estrada nacional de Leiria - Figueira da Foz, fomentou-se a criação de outras indústrias e comércios. Considera-se hoje que a Vila de Monte Redondo, tem uma palavra a dizer no processo de “competitividade” e na melhoria das condições de vida da sua população, circunstâncias fundamentais para o crescimento desta terra e para a valorização dos seus habitantes e dos seus recursos.

É necessário, ainda, referir a importância, principalmente para o lugar da Carreira, do património natural, nomeadamente o rio Lis. Este curso de água e a respetiva bacia hidrográfica, que integram os muitos cursos de água da União de Freguesias, teve no processo de povoamento e da evolução das suas atividades económicas uma extrema relevância. De referia, ainda, o interesse dos açudes do Lis, da ponte das Salgadas, como exemplo de um património vivo querido dos habitantes e indispensável à vida humana nas suas margens.

Publicado por: União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira

Última atualização: 15-02-2024

Documentos

Documentos Medievais Sobre Monte Redondo - Pesquisa e transcrição de Saúl António Gomes